Filtro de grafeno aumenta vida útil de baterias em mais de 150 ciclos

Uma equipe de cientistas acaba de apresentar um filtro à base de grafeno que bloqueia cadeias de enxofre em baterias de lítio-enxofre, mantendo a energia estável durante mais de 150 ciclos.

Isto acontece devido a um filtro com apenas um átomo de espessura que impede as cadeias de enxofre de entupirem a bateria.


Nova tecnologia promete ainda mais autonomia aos veículos elétricos. Tudo graças a um filtro à base de grafeno que bloqueia cadeias de enxofre.


Os autores do estudo publicado na ACS Applied Materials and Interfaces realizou testes e a conclusão foi inegável: as baterias com o filtro ultrafino mantiveram quase toda a sua capacidade durante mais de 150 ciclos de carga e descarga.

“É como um filtro de café microscópico ou um porteiro numa discoteca. Os pequenos íons de lítio passam facilmente, mas as cadeias volumosas de enxofre ficam bloqueadas”, explica o professor Piran Kidambi.

Uma das novidades que poderiam ser introduzidas na prática é a de que veículos elétricos, em especial camiões, comboios e navios, poderiam transportar mais energia sem acrescentar demasiado peso, explicam os autores.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como o Grafeno está transformando a tecnologia

Grafeno pode ser a solução para buracos em estradas

Transistores 2D com grafeno para melhorar o desempenho de chips