Descoberta brasileira transforma o grafeno verde em realidade

O grafeno é um material revolucionário que pode transformar as mais diferentes indústrias. No entanto, a produção do grafeno a partir de fontes renováveis tem sido um desafio.

Porém, cientistas brasileiros e portugueses descobriram uma solução para esse problema: a tecnologia de grafeno verde induzido por laser (gLIG). Essa tecnologia usa fontes de carbono renováveis, como madeira, folhas, cortiça, cascas e celulose, para produzir grafeno. Essa descoberta tem o potencial de reduzir o lixo eletrônico e contribuir para a criação de dispositivos sustentáveis.


Os pesquisadores destacam que a gLIG pode ser usada em várias aplicações eletrônicas, como supercapacitores, sensores, eletrocatalisadores e nanogeradores triboelétricos. Além disso, o gLIG pode ser usado em sistemas de armazenamento de energia, eletrocatálise, tratamento de água e sensores.

Os cientistas envolvidos nessa pesquisa incluem Pedro Claro, Luiz Henrique Capparelli Mattoso e José Manoel Marconcini da Embrapa Instrumentação (SP), e a professora da Universidade Nova de Lisboa e atual ministra de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Maria Fortunato. Eles afirmam que essa tecnologia pode levar à criação de eletrônica verde escalável e de baixo custo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como o Grafeno está transformando a tecnologia

Nova Bateria 373, à base de grafeno, promete mudar o mundo

Grafeno pode ser a solução para buracos em estradas