Novas espécies de supercondutores podem ser desenvolvidas graças ao grafeno

Cientistas do MIT descobriram formas exóticas para criar novos materiais supercondutores — que, além de desafiar teorias existentes, podem revolucionar a tecnologia.

A descoberta de novos materiais que conseguem alcançar a supercondutividade envolvem materiais 2D, como o grafeno. Aliás, os novos materiais são resultados de pesquisas que viabilizaram a flexibilidade de materiais como o grafeno, que conseguem transitar entre formas exóticas, acelerando a pesquisa de supercondutores.


O novo supercondutor surge do grafeno de bicamada com distorção no “ângulo mágico”. Em 2018, os cientistas do MIT descobriram um “ângulo mágico” no grafeno após desalinhar duas folhas do material 2D em exatamente 1,1 grau.

Com o ângulo mágico, o grafeno vira um supercondutor. Já em 2021, cientistas descobriram que, mesmo sem distorção, materiais com três folhas de grafeno poderiam se tornar supercondutores.

Agora, físicos descobriram a primeira forma de supercondutividade em materiais 2D além do grafeno. Além disso, os mesmos cientistas descobriram uma nova forma de supercondutividade em um novo sistema de grafeno.


Os cientistas descrevem essa nova forma, que aplicou um campo magnético a um arranjo de quatro camadas de grafeno em forma de escadaria, como “fenomenologicamente diferente de todos os outros supercondutores”.

Segundo os cientistas, o arranjo de escadaria gerou uma supercondutividade que, fortalecida por um material magnético, contraria a teoria convencional. Segundo Long Ju, cientista responsável pelo experimento, o arranjo de escada cria condições para elétrons se unirem e girarem, com todos os pares rodando na mesma direção.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisadores do INMETRO desenvolvem processo com biomassa que irá revolucionar o grafeno

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril