Primeiro implante cerebral feito de grafeno é testado no Reino Unido

O primeiro implante cerebral feito de grafeno, uma das formas cristalinas do carbono, deverá passar por um ensaio clínico no Reino Unido.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Grafeno de Manchester esperam que o teste seja o primeiro passo para a criação de interfaces mais sensíveis entre o cérebro humano e os computadores do que os dispositivos atuais, segundo reportagem publicada no Financial Times.


Uma equipe do hospital inglês Salford Royal vai implantar uma interface flexível com 64 eletrodos de grafeno no cérebro do primeiro paciente do estudo durante uma neurocirurgia para remover um tumor de glioblastoma. A expectativa é que o implante estimule e leia a atividade neural com alta precisão para que partes funcionais do cérebro possam ser preservadas quando o câncer for removido.

Os três principais objetivos do teste, que será realizado pela primeira vez em humanos, é demonstrar a segurança dos eletrodos de grafeno, avaliar a qualidade dos sinais registrados e a capacidade do implante estimular o cérebro, segundo os pesquisadores entrevistados pela reportagem.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisadores do INMETRO desenvolvem processo com biomassa que irá revolucionar o grafeno

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril