Artigo sobre grafeno da UFC é publicado na revista Nature
Um pesquisador da Universidade Federal do Ceará tive seu artigo publicado na revista Nature, um dos periódicos científicos mais relevantes do mundo, com pesquisa relacionada ao grafeno.
Intitulado “Control of proton transport and hydrogenation in double-gated graphene” (“Controle de transporte de prótons em grafeno de porta dupla”, em tradução livre), foi publicado na edição 630, de junho, da revista Nature.
Assinado pelos professores Raimundo Nogueira da Costa Filho, do Departamento de Física da UFC e atual presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e François Peeters, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, o estudo apresenta um avanço significativo no uso do grafeno para criar dispositivos que combinam funções de memória e lógica em um único componente.
Segundo o Prof. Raimundo, "o grafeno se comporta de maneira similar a um metal, onde os elétrons se movem livremente. No entanto, um campo elétrico pode permitir que prótons permeiem a folha de grafeno, transformando-o em uma espécie de peneira". Esse mecanismo permite alternar entre estados condutores e isolantes, tornando o grafeno útil para o desenvolvimento de transistores.
A pesquisa demonstrou que, ao ajustar as voltagens dos eletrodos, é possível controlar independentemente as correntes de prótons e elétrons no dispositivo, possibilitando operações lógicas sem afetar os estados de memória eletrônicos predefinidos.
Comentários
Postar um comentário