NASA planeja criar elevador espacial com grafeno
Talvez você já tenha visto a ideia de um elevador espacial que nos leve da Terra ao espaço, mas será que isso é possível? Pelo menos é isso que tem sido estudado, segundo Bradley Edwards, físico da NASA.
A ideia tem sido trabalhada, mas não estamos preparados para construir algo tão grandioso assim, ainda que os cálculos sobre viabilidade e eficiência estejam corretos. Acontece que esta estrutura deveria ter certa de 35.785 metros e além de ser estabilizada no espaço e ancorada na Terra.
Segundo estudos recentes, os nanotubos de carbono e o grafeno são capazes de suportar os esforços a que seriam submetidos enquanto a Terra gira a 1.670 quilômetros por hora. Esse material seria a chave para construir um elevador espacial. Bradley Edwards já chegou a dizer que esta construção teria um custo de cerca de 10 bilhões de dólares e levaria 15 anos para ser construída.
O grande problema é que ainda não existe capacidade de moldar um nanotubo de carbono deste comprimento. Apesar de tudo isso, a NASA trabalha a ideia há anos e quem sabe se houver um grande salto tecnológico esse plano possa sair do papel.
Comentários
Postar um comentário