Super nanoscópio desenvolvido na UFMG e Inmetro é exportado para a Alemanha

O nanoscópio Porto, um equipamento de microscopia óptica com maior resolução do Hemisfério Sul e desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), fez a sua maior viagem: o equipamento atravessou o Atlântico e percorreu quase 10 mil quilômetros até chegar à Alemanha, especificamente na Universidade Humboldt de Berlim. Trata-se da primeira venda do equipamento da Fábrica de Nanossoluções (FabNS), uma start-up de base tecnológica formada há três anos e especializada em instrumentos de espetroscopia ótica e soluções para caracterização de nanomateriais.

Em 2021, o nanoscópio possibilitou a realização de uma pesquisa que ganhou destaque na capa da revista científica Nature, uma das mais importantes do mundo. O instrumento possibilitou o melhor entendimento de estruturas de grafeno rodadas e da sua supercondutividade (quando o material conduz eletricidade sem qualquer resistência).


Nanoscópios são instrumentos de microscopia óptica de campo próximo, capazes de gerar imagens com resolução de poucos nanômetros, e também obter informações químicas e estruturais nessa escala. O Porto possibilita analisar e manipular nanoestruturas em escalas de resolução dez mil vezes menores que a espessura de um fio de cabelo, por exemplo. A nanotecnologia é aplicada em áreas diversas, como medicina, agricultura, energia e materiais.

A inovação foi patenteada pelo Inmetro e UFMG e hoje está licenciada à FabNS. Atualmente, o instrumento possui 16 patentes depositadas em vários países, como o Brasil, China, Europa e EUA. Para chegar ao ponto de ser exportado, o equipamento percorreu uma rota de quase 20 anos, que envolveu investimento público em pesquisa e, desenvolvimento, para chegar à estruturação da linha de estudo, na consolidação das técnicas, e finalmente na concepção do produto.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno