Estado eletrônico raro descoberto com acúmulo de grafeno

O grafeno continua a surpreender e fascinar os cientistas, desta vez revelando um estado eletrônico raro denominado ‘ferro-valleytricidade’, que ocorre quando o grafeno é empilhado em uma combinação específica de cinco camadas.

Quando está neste novo estado, a pilha de grafeno exibe um comportamento magnético e eletrônico estranho e maravilhoso, conforme relatado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), da Universidade de Harvard e do Instituto Nacional de Ciência de Materiais do Japão.

Usar o grafeno dessa forma poderia ajudar no desenvolvimento de computadores clássicos e quânticos, segundo a equipe, principalmente no que diz respeito à criação de soluções de armazenamento de dados que oferecem grandes capacidades, mas que também necessitam de relativamente pouca energia para funcionar.

Os materiais ferroicos apresentam algum tipo de comportamento coordenado em suas propriedades elétricas, magnéticas ou estruturais – como um ímã, por exemplo, que possui elétrons que giram e apontam na mesma direção sem serem direcionados por um campo magnético externo.


Em outros materiais, os elétrons podem, em vez disso, alinhar-se em pequenos redemoinhos. Para ser multiferroico, o mesmo material deve apresentar vários tipos de comportamento coordenado.

Com base em seus cálculos, os pesquisadores pensaram que o grafeno poderia se tornar multiferroico se cinco camadas fossem dispostas em um padrão romboédrico (não muito diferente de cercas de arame empilhadas umas sobre as outras).

A equipe demonstrou que as propriedades ferroicas poderiam ser controladas por um campo elétrico. Embora tudo isso permaneça técnico e de alto nível por enquanto, eventualmente poderia ser usado para desenvolver chips de computador capazes de armazenar o dobro dos dados – porque os elétrons do material podem ser manipulados de duas maneiras, em vez de uma.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno