Molibdeneno: Surge o parente metálico do grafeno

O grafeno é o membro mais famoso de uma extensa família de materiais bidimensionais e monoatômicos. Agora, acaba de ser sintetizado um novo membro dessa família, uma versão "metálica" desses materiais formados por uma única camada de átomos.

O molibdeneno, que consiste em uma única camada atômica do elemento químico molibdênio (Mo), foi criado por uma equipe de cientistas alemães, australianos e indianos. 

Os pesquisadores criaram o novo material 2D usando um forno de micro-ondas, no qual aqueceram uma mistura de sulfeto de molibdênio (MoS2) e grafeno até a incandescência, a cerca de 3.000 ºC. Em uma reação impulsionada pelo campo elétrico de micro-ondas, formaram-se estruturas capilares finamente ramificadas, nas quais podem ser encontradas camadas cônicas de molibdênio.


O molibdeneno traz um interesse especial porque o elemento molibdênio, em uma estrutura chamada molibdenita, já é um dos materiais mais interessantes para inúmeras tecnologias de nova geração.

Já nos primeiros testes os cientistas puderam observar uma variedade de propriedades úteis. "O molibdeneno é mecanicamente extremamente estável. Ele poderá ser usado, por exemplo, como revestimento de eletrodos para tornar as baterias ainda mais potentes e robustas," exemplifica Ilia Valov, do Centro de Pesquisas Julich, na Alemanha.


Os pesquisadores esperam que o material tenha propriedades eletrônicas ainda mais exóticas, semelhantes às do grafeno, devido à sua estrutura 2D especial. E, devido ao seu caráter metálico, ele também possui elétrons em movimento livre, que se acumulam nos dois lados do molibdeneno, o que torna o material um candidato interessante como catalisador, para acelerar reações químicas.

Os registros iniciais das amostras mostram que o molibdeneno oferece várias vantagens em relação aos materiais de ponta usados hoje e, devido ao seu formato fino e plano, é capaz de fornecer proteção particularmente boa contra sinais de interferência indesejados.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno