Minas Gerais garante royalties de grafeno

 A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) firmaram um acordo para compartilhar os benefícios econômicos da exploração da propriedade intelectual nela desenvolvida. Sob o acordo o Estado tem garantia de receber 49,12 % dos royalties futuros do projeto.

O MGgrafene nasceu em 2016, de uma parceria entre Codemge, UFMG e CDTN. O objetivo foi desenvolver um processo piloto e escalável de produção de grafeno, promovendo uma nova cadeia de produtos e processos de alta tecnologia. Com os resultados alcançados, as instituições firmaram um novo convênio em 2019, dando continuidade à iniciativa e tentando criar material personalizado.

O diretor de Participações da Codemge, Eduardo Zimmer Sampaio, destaca que a UFMG e o CDTN têm feito um amplo trabalho de pesquisa e desenvolvimento do mineral. Ele explica que o projeto foi dividido em MGgrafene 1.0 e 2.0. A primeira já está concluída e a segunda está quase concluída.


Além disso, segundo o diretor todo o marketing do projeto será feito pela UFMG e CDTN, e a Codemge não está envolvida no processo de marketing. Ele também destaca que em 2022 a Codemge está realizando consultas públicas para obter contribuições dos interessados ​​em assumir uma posição contratual no MGgrafene, incluindo a posterior transferência de tecnologia avançada.

Na época segundo Sampaio, dez empresas se interessaram pelo projeto. Depois de avaliar os pré-requisitos de elegibilidade.

Sobre o uso deste material Ele observou que o material tem muitos usos industriais, como na siderurgia e na indústria de tintas. E isso ainda não foi descoberto, muitos intentos de uso.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno