Novas tatuagens eletrônicas com conectividade sem fio podem 'falar' com smartphones

Imagine uma tatuagem que vai além da estética e pode “conversar” com um smartphone, por exemplo. Fornecer informações sobre a saúde do usuário. É exatamente nisso que pesquisadores de duas instituições em Istambul, na Turquia, estão trabalhando: um tipo especial de tinta à base de grafeno que pode se comunicar com dispositivos próximos sem a necessidade de fios ou mesmo baterias. 

 Tatuagens de alta tecnologia consistem em dois tipos de tinta: uma tinta especial feita de óxido de zinco embutido em nanofios; e um gel condutor à base de grafeno. Os dois são combinados e aplicados na pele ao mesmo tempo, como uma tatuagem clássica, com agulhas. À medida que penetram na pele, as duas tintas também se entrelaçam, criando contato.    

Para se conectar e "falar" com dispositivos sem fio, a tatuagem depende de sinais elétricos enviados pela atividade piezoelétrica, que é criada alterando a forma das tatuagens, convertendo energia mecânica em energia elétrica. Por fim, a infraestrutura de rede sem fio do tattoo utiliza um smartphone para enviar sinais e receber dados, utilizando um modem de banda larga como dispositivo auxiliar.  

 Onur Ergen, vice-presidente do Departamento de Eletrônica e Comunicação da Universidade Técnica de Istambul, explica que a abordagem de comunicação entre uma tatuagem e  outros dispositivos, chamada de espelho retrovisor ambiente, é muito semelhante à identificação por radiofrequência (RFID), mas não. depende de um número limitado de frequências permitidas. 


“Ter uma tatuagem sem fio passiva da qual você ainda pode acessar informações é a chave aqui – isso chamou minha atenção”, diz Dmitry Kireev, professor de engenharia biomédica da Universidade de Massachusetts-Amherst (EUA), que criou uma tatuagem de grafeno capaz de medir com precisão a pressão arterial. 

  “O desafio é a interconexão”, completou Kireev. "Se existe uma maneira de tornar a conexão totalmente sem fio, o que eles fizeram aqui é um conceito realmente interessante."




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno