Inmetro apoiará projetos com grafeno na indústria automobilística

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat), reuniu-se esta semana com representantes da indústria automotiva para discutir rumos de pesquisas para a produção de materiais a partir do grafeno. A ideia é apoiar o desenvolvimento de novos materiais pela indústria. aproveitando as propriedades únicas e várias aplicações do grafeno.


Para o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, esse é um movimento promissor para o Inmetro. “Nós avançamos nas propriedades do grafeno. e está lançando um programa de certificação para produtos à base de grafeno. para apoiar e fortalecer a indústria do país , afirmou.

A pesquisadora e chefe do laboratório de Fenômenos de Superfície e filmes finos Joyce Araujo disse que grupos estão recorrendo ao Inmetro para saber se o material em questão é mesmo grafeno. e não outro derivado de carbono. Para que possam ser classificados com segurança em seus produtos, como calçados, tintas ou capacetes. “É por isso que estamos desenvolvendo materiais de referência de óxido de grafeno para a certificação de diversos produtos industriais. A regulamentação é importante para aprestar a confiança que a empresa e o setor precisam ”, comentou.


No caso da indústria automobilística, o principal pré-requisito é a produção de peças estruturais de automóveis. “É importante o desenvolvimento de novos materiais compósitos reforçados/adicionados com grafeno ultraconcentrado, tanto para tornar os veículos mais leves e, portanto, mais econômicos, quanto para utilizá-los em peças que exigem maior resistência, como o para-choque”, acrescenta Joyce.


Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/grafeno-inmetro-apoiara-industria-automobilistica




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno