Norma da ABNT para grafeno é um avanço tecnológico

A publicação da ABNT ISO/TS 21356-1:2023 – Nanotecnologias – Caracterização estrutural do grafeno – Parte 1: Grafeno na forma particulada e em dispersões, primeira norma brasileira sobre caracterização de grafeno, representa um avanço significativo para a indústria.

“A publicação da norma nacional representa um importante avanço, pois hoje existem barreiras à comercialização que impedem o avanço dos produtos que contêm o grafeno e que precisam ser superadas, por meio de protocolos de medição confiáveis”, comenta Erlon Ferreira, pesquisador da Divisão de Metrologia de Materiais, do Inmetro.

Segundo o pesquisador este avanço se dá devido às propriedades superlativas do grafeno e sua aplicabilidade em inúmeros tipos de produtos tecnológicos, trazendo benefícios aos materiais que hoje estão disponibilizados no mercado.


E acrescenta, normas como esta são imprescindíveis para que o grafeno possa ser utilizado como aditivo em produtos industriais como compósitos, materiais híbridos, estruturas da construção civil, tintas e revestimentos, entre outros.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a norma brasileira é uma adoção idêntica da publicação  internacional, a qual foi elaborada com a colaboração de mais de 30 países, incluindo o Brasil, dentro do ISO/TC 229 – Nanotechnologies. A norma foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Nanotecnologia (ABNT/CEE-089).

Também são fornecidas sugestões de protocolos de medição, rotinas de preparação de amostras e análise de dados para a caracterização de grafenos em forma particulada e dispersões.


Atualmente, o Brasil dispõe de uma enorme reserva de matérias-primas e vem realizando pesquisas avançadas na área da medição das propriedades fundamentais do grafeno, como as que são realizadas no Inmetro, que abriga um dos mais modernos centros de caracterização de nanomateriais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno