Cientistas desenvolvem microchip de grafeno 100 vezes menor e milhares de vezes mais rápido que os convencionais

Físicos da Universidade de Sussex desenvolveram os menores microchips de todos os tempos – 100 vezes menores do que os microchips convencionais a partir de grafeno e outros materiais 2D, usando uma forma de ‘nano-origami’.

Eles acreditam que essa próxima geração de microchips pode levar a que computadores e telefones funcionem milhares de vezes mais rápido.

Ao criar dobras na estrutura do grafeno, os pesquisadores foram capazes de fazer o nanomaterial se comportar como um transistor. Quando uma tira de grafeno é dobrada dessa maneira, ela age como um microchip, mas é 100 vezes menor do que os microchips convencionais!


“O uso desses nanomateriais tornará nossos chips de computador menores e mais rápidos. É absolutamente fundamental que isso aconteça, já que os fabricantes de computadores estão agora no limite do que podem fazer com a tecnologia semicondutora tradicional. ” diz o professor Alan Dalton, da Escola de Ciências Matemáticas e Físicas da Universidade de Sussex.

O Dr. Manoj Tripathi, pesquisador em materiais nanoestruturados da Universidade de Sussex e autor principal do artigo, acrescenta: “Em vez de ter que adicionar materiais estranhos a um dispositivo, mostramos que podemos criar estruturas a partir de grafeno e outros materiais 2D simplesmente adicionando dobras deliberadas à estrutura. Ao fazer esse tipo de corrugação, podemos criar um componente eletrônico inteligente, como um transistor, ou uma porta lógica.”


Também poderia ser mais verde e sustentável, pois o processo é executado à temperatura ambiente e nenhum material adicional precisa ser adicionado, ele usa menos energia do que a fabricação tradicional de microchips.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno