Pesquisadores desenvolvem tatuagem eletrônica feita com grafeno para detectar estresse

Em um artigo publicado na revista Nature, os cientistas relatam que criaram uma tatuagem eletrônica baseada em grafeno que se prende à palma da mão, é quase invisível e se conecta a um smartwatch.

A "e-tattoo" monitora a atividade eletrodérmica, revelando quando uma pessoa está experimentando níveis elevados de desconforto. A tatuagem é anexada à palma da mão do usuário e conectada a um smartwatch.

Nanshu Lu, líder do projeto e professor do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Mecânica de Engenharia da Universidade do Texas, disse que o equipamento é praticamente imperceptível, e pode ajudar a reduzir o estigma social de quem precisa usar sensores para monitorar alguma condição de saúde, por exemplo.


Lu e seus colaboradores vêm desenvolvendo a tecnologia de tatuagem eletrônica vestível há alguns anos. O grafeno tem sido o material favorito por causa de sua espessura e pela sua qualidade em medir muito bem o potencial elétrico do corpo humano, levando a leituras precisas.

Os cientistas usaram uma fita serpentina que tem duas camadas de grafeno e ouro parcialmente sobrepostas. Ao serpentear a fita para frente e para trás, ela pode lidar com a tensão que vem com os movimentos da mão para atividades diárias, como segurar o volante enquanto dirige, abrir portas, correr.

A tecnologia atual de monitoramento de palma de mão usa eletrodos volumosos que caem e são muito visíveis, ou sensores EDA aplicados a outras partes do corpo, o que dá uma leitura menos precisa.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno