Taurus Helmets cria primeiro capacete de grafeno do mundo

O grafeno já está presente em diferentes objetos, desde eletrônicos a embalagens, por exemplo. Agora, o material que ajuda até na produção de próteses também será usado de forma inédita em um novo capacete de moto da brasileira Taurus Helmets.


A Taurus Helmets, empresa brasileira pioneira na fabricação de capacetes no Brasil, apresenta o primeiro capacete feito de grafeno do mundo, o Graph-X Black. O modelo foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e da UCS Graphene, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina.

O projeto começou em 2020, a princípio com grafeno em pó. No entanto, a novidade começou a ganhar força em 2021, quando surgiu uma solução mais viável. 

Segundo Carlos Laurentis, CEO da Taurus Helmets, a UCS e a Znano, que atua no ramo nanotecnologia, “apresentaram a possibilidade de utilizar o grafeno” em polímeros, o que ganhou o nome de fórmula ‘Graph-X’. “A partir daí, iniciamos os testes”.

"O maior desafio foi chegar à fórmula do Graph-X, integrando o grafeno com materiais ainda não utilizados em nosso processo produtivo", diz.


A partir da nova fórmula, o material, que promete melhorar propriedades de outros elementos que recebam uma pequena porcentagem de sua composição, entrou na cadeia de produção da empresa.

Com a integração do grafeno, a companhia promete um capacete mais forte, seguro e eficiente na absorção de impactos. O artefato supostamente pode suportar mais choques sem sofrer danos mesmo em altas temperaturas, graças à sua grande capacidade de dissipação de calor.

Líder na fabricação de capacetes automobilísticos no Brasil, a Taurus Helmets poderá aumentar ainda mais sua fatia de mercado com a introdução do grafeno, haja vista que, além de se tratar de uma inovação tecnológica brasileira sem par no mundo, contibuirá para aumentar significativamente a segurança dos usuários.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno