Pastilha de freio com grafeno no ciclismo: AbsoluteBLACK GRAPHENpads

Após três anos de desenvolvimento e testes, a empresa afirma que as novas pastilhas de freio oferecem até 35% melhor desempenho de frenagem. Mantendo-as muito mais frias durante descidas prolongadas.


As novas pastilhas de freio absoluteBLACK GRAPHENpads usam uma nova combinação de placas traseiras revestidas e aletadas de grafeno. Mas também compostos de frenagem com infusão de grafeno para reduzir o calor e evitar a perda de potência nos freios (brake fade).

O composto da almofada usa um “grafeno especialmente modificado” que oferece boa fricção e durabilidade, além de transferir calor para as placas de apoio com mais eficiência. E é livre de cobre, que eles observam se tornar poeira durante a frenagem, e essa poeira é tóxica para a vida marinha e será proibida na Califórnia a partir de 2025. Mas também é silenciosa.


A absoluteBLACK desenvolveu e está fabricando suas pastilhas e compostos na Europa, com base na tecnologia automotiva que já está vendo o grafeno usado como uma alternativa de cobre de alto desempenho.

Além disso, o desenho de colmeia das aletas de resfriamento oferecem, segundo o fabricante, uma enorme capacidade de dissipar o calor.


Assim para mostrar o funcionamento da novidade, a marca criou um teste que simulou um ciclista de 100Kg descendo uma montanha com 12.5% de inclinação a 25Km/h, aplicando uma força de 10N no manete de freio durante 600 segundos. Além das GRAPHENpads, o fabricante ainda testou as pastilhas Shimano K-Type L03A (Dura-Ace), Swissstop Disc 34 RS e a Kogel R9100 BIA.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisadores do INMETRO desenvolvem processo com biomassa que irá revolucionar o grafeno

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril