Inaugurada a primeira usina solar do mundo com painéis de grafeno

Cientistas da Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália, em parceria com pesquisadores da Universidade Helênica do Mediterrâneo, na Grécia, criaram painéis solares de grafeno- perovskita que podem ser mais eficientes, sendo fabricados com materiais em 2D, ou seja, bidimensionais.

A usina solar com painéis solares de grafeno pode gerar energia em grande escala, algo que, até então, parecia ser possível apenas em ambientes controlados em laboratório. De acordo o professor de engenharia Francesco Bonaccorso, o trabalho dos cientistas é resultado de aproximadamente 5 anos de pesquisas voltadas à expansão da escala de uso dos painéis solares de grafeno – perovskita.


Segundo os pesquisadores, a primeira usina solar do mundo desenvolvida com painéis solares de grafeno-perovskita conta com uma área total de 4,5 metros quadrados. Sua eficiência em energia solar é de 12,5%.

A equipe também compara sua tecnologia com os módulos solares de silício à venda no mercado e afirmam que os dispositivos de grafeno exibem uma menor queda na tensão de circuito aberto, apesar de estarem em uma temperatura mais elevada.

Antes de criar uma usina solar autônoma, os pesquisadores desenvolveram nove painéis solares de grafeno – perovskita. Cada um desses componentes com uma área de 0,5 m² com 40 módulos individuais conectados entre si, formando um grande painel que poderia captar a energia solar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno