MCTI e CNPq abrem chamadas para o Inova Grafeno e Inova Nióbio

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgaram duas chamadas, no valor de R$ 20 milhões cada uma, para seleção de propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação com grafeno e nióbio.

Os editais contam com recursos do FNDCT e fazem parte dos programas do MCTI InovaGrafeno e InovaNióbio, instituídos em 2021 dentro da Política Nacional de Materiais Avançados Política Nacional de Materiais Avançados e os planos de ação do MCTI para a área de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos.


InovaGrafeno

A Chamada do Programa InovaGrafeno vai apoiar a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a implementação de iniciativas de aplicação na sociedade de soluções tecnológicas e empresariais usando o Grafeno e materiais 2D à base de carbono nas fronteiras da física, química, ciências da saúde e engenharias que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e o empreendedorismo no País.


InovaNióbio

A Chamada do Programa InovaNióbio tem por finalidade promover e apoiar o desenvolvimento de PD&I na cadeia produtiva de nióbio, estimulando a cooperação entre empresas e ICTs e visando a agregar valor, adensar o conhecimento e promover a sustentabilidade e competitividade dessa cadeia no Brasil.


As propostas devem ser submetidas ao CNPq/MCTI até 19 de setembro de 2022 exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

A íntegra das Chamadas está disponível no endereço eletrônico: http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas.


Confira a publicação na íntegra no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/08/mcti-e-cnpq-abrem-chamadas-para-o-inova-grafeno-e-inova-niobio





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno