Estudo cria bateria alcalina com tecnologia que possibilita carregamentos bem mais rápidos

Um estudo publicado pela Electrochimica Acta desenvolveu uma pesquisa utilizando nanofolhas de sulfeto ancoradas em óxido de grafeno reduzido (Bi2O2S@rGO) que permitiram criar uma bateria alcalina para manter a sustentabilidade com o meio ambiente e reduzir os danos causados pelo uso de ácidos fortes. 

Uma das vantagens desta criação é a possibilidade de ter um carregamento mais rápido que as atuais de ácido, além de, claro, ser altamente sustentável. O processo exotérmico da bateria ocorre em apenas uma etapa.


O estudo fez o uso de nanofolhas de dibismutoxisulfeto ancoradas em óxido de grafeno reduzido (Bi2O2S@rGO). O desenvolvimento surgiu em um contexto em que as empresas estão cada dia mais preocupadas com a estabilidade e energia verde.

As baterias alcalinas aquosas recarregáveis ​​(ARABs) estão despertando interesse por industriais pela sua alta segurança e baixo custo de produção, fazendo com que tenha mais chances de entrar para o mercado internacional. Outra vantagem que se tem acesso ao fazer o uso da descoberta é sobre o carregamento, que é nem mais rápido que as demais já produzidas pela indústria. 

Para que as baterias tenham um bom desempenho, faz-se necessário que se realize a fabricação de anodos novos, e isso acontece por causa do seu processo de carga e descarga que aumenta o desenvolvimento de detritos. Os materiais utilizados tinham como a sua base o bismuto para maior eficácia ecológica. 


Bi2O2S, um complexo bidimensional (2D) de calcogeneto de oxigênio de bismuto empilhado, vem mostrando um alto desempenho semicondutor. Por isso, é um material fortemente recomendado pelos estudos da indústria para a fabricação de baterias. 

Neste projeto, houve a criação de um anodo composto que permitirá a difusão rápida dos íons dentro da bateria e, assim sendo, elas terão melhor armazenamento e de energia. Todo o processo foi analisado com o uso de um microscópio eletrônico de varredura (MEV) que estava estudando a dispersão de cada um dos componentes que faziam parte da estrutura.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno