Cientistas criam tatuagem de grafeno que monitora pressão arterial

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, o material trata-se de uma tatuagem eletrônica de grafeno, que pode permanecer no pulso por horas. O artigo  foi publicado na revista científica Nature Nanotechnology e apresenta uma solução confortável e ótima precisão para medições contínuas da pressão arterial em ambientes não clínicos (ambulatoriais). 

Chamado de e-tattoo, a "tatuagem" de grafeno é fina, autoadesiva, leve e discreta, funcionando como uma interface bioeletrônica humana. Através dela, a aferição da pressão arterial pode ser feita em qualquer tipo de situação, de momentos de alto estresse até o sono profundo. Além medir de forma não invasiva e precisa (desempenho equivalente ao Grau A), o vestível pode ser usado por mais de 300 minutos, dez vezes mais que o relatado em estudos anteriores.


Segundo Deji Akinwande, professor da UT Austin e um dos líderes da pesquisa, “a pressão arterial é o sinal vital mais importante que você pode medir, mas os métodos para fazê-lo fora da clínica, passivamente, sem manguito, são muito limitados”. Por isso, o estudo propõe um monitoramento através de dispositivo vestível, baseado em bioimpedância elétrica.

As medições são feitas através do disparo de uma corrente elétrica na pele, seguido de uma análise da resposta do corpo (bioimpedância). Existe uma correlação entre essa reação e as alterações na pressão arterial, devido a modificações ocorridas no volume sanguíneo, que são posteriormente analisadas por um modelo de aprendizado de máquina.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos