Cientistas criam material promissor para nova geração de dispositivos

Uma equipe de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) em Portugal desenvolveu um nano compósito de metal líquido revestido de grafeno, que pode ser usado como condutor transparente, com aplicações na próxima geração de dispositivos eletrônicos e painéis solares.

O novo material e o seu método de fabricação representam um passo importante para a aplicação e desenvolvimento de ecrãs flexíveis e resistentes, painéis solares flexíveis e até biossensores wearable.

Num estudo publicado na revista Advanced Materials Technologies, os cientistas demonstraram que nanopartículas de metal líquido revestidas de óxido de grafeno podem ser transformadas em elétrodos semitransparentes e condutores, através de uma técnica de processamento a laser rápida, de baixo custo e escalável.

 

Os investigadores acreditam que, no futuro, estas nanopartículas com propriedades especiais poderão ser impressas em grandes superfícies condutoras, a baixo custo.

 

As partículas de metal líquido encapsuladas de grafeno são uma classe nova e promissora de compósito bifásico, com aplicação na próxima geração de dispositivos eletrônicos”, cita Mahmoud Tavakoli, que liderou o estudo. A composição do novo material e o método de fabrico apresentado neste estudo representam um passo importante para a produção em larga escala e a baixo custo de grandes elétrodos baseados em grafeno.

O próximo passo da investigação será explorar o uso de outros tipos de lasers para melhorar a condutividade ou transparência dos elétrodos, bem como estudar aplicações desta técnica nas áreas de eletrônica de filmes finos, sensores de gás e humidade e dispositivos de armazenamento de energia.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos