Bateria a base de grafeno usa umidade do ar para autocarregar

Está em desenvolvimento pela empresa australiana Strategic Elements, com a University of South Wales (UNSW), uma bateria flexível e autocarregável que pode coletar energia elétrica da umidade do ar. O conceito de bateria, pode gerar apenas uma pequena quantidade de eletricidade por enquanto, mas já é o suficiente para carregar wearables, como os smartwatches. 

Um protótipo deve ser apresentado até o final do ano, segundo a empresa. Eles também querem dimensionar as baterias para gerar mais energia, algo na faixa de um power bank (4.000 a 10.000 mAh).


Segundo o estudo, um par de eletrodos é ligado a uma “camada funcional” hidrofílica de óxido de grafeno. Quando há um gradiente de umidade significativo entre os dois lados do dispositivo, um lado começa a absorver moléculas de água do ar. Isso coloca em movimento um processo que libera íons de hidrogênio ou hidrônios carregados.

Quando os hidrônios começam a se concentrar mais no lado úmido da camada funcional, eles passam a migrar para o lado seco, o que gera uma voltagem nos eletrodos.

Essas unidades podem ser conectadas para multiplicar sua saída sem perda de energia. A Strategic Elements já desenvolveu uma bateria de umidade autocarregável que mede cerca de 36 centímetros quadrados. A equipe agora quer fabricar uma unidade de teste em 100 centímetros quadrados. Se tudo der certo, nos próximos meses esse tipo de bateria poderá alimentar diretamente dispositivos eletrônicos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos