Grafeno permite ouvir o som emitido por uma única bactéria

Para ouvir o som produzido pelas bactérias, os cientistas da Delft University of Technology utilizaram grafeno,  conhecido por ser extremamente sensível a forças externas. Justamente por causa dessa sensibilidade, a equipe conseguiu captar as vibrações de uma bactéria chamada E. coli.

Segundo o artigo, essas batidas provavelmente são resultado dos movimentos das caudas dessas bactérias, que as impulsionam para frente. No entanto, cada batida é bem sutil, com direito a amplitudes de até 60 nanômetros, o que os pesquisadores descrevem como "dez bilhões de vezes menores que o soco de um boxeador ao alcançar um saco de pancadas”. 


Esta pesquisa tem enormes implicações para a detecção da resistência aos antibióticos.

Os resultados experimentais foram inequívocos: Quando as bactérias são resistentes a um antibiótico, as oscilações continuam no mesmo nível; quando os patógenos ficaram suscetíveis à droga, as vibrações diminuíram até uma ou duas horas depois, mas depois desapareceram completamente.


Graças à alta sensibilidade dos tambores de grafeno, o fenômeno pode ser detectado usando apenas uma única célula. O que a equipe chama de "tambor de grafeno" nada mais é do que uma folha desse material de carbono, que tem apenas um átomo de espessura, colocada sobre um furo.

As oscilações que geram os sons são resultado dos processos biológicos das bactérias, com grande participação dos seus flagelos, as pequenas caudas na superfície celular que impulsionam as bactérias.

"Para entender quão pequenas são essas batidas flagelares no grafeno, vale dizer que elas são pelo menos 10 bilhões de vezes menores do que o soco de um boxeador ao bater em um saco de pancadas. No entanto, essas batidas em nanoescala podem ser convertidas em trilhas sonoras e ouvidas," disse o pesquisador Farbod Alijani, membro da equipe.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno