INPI divulga estudo sobre patentes de tecnologias com grafeno

 O INPI está publicando mais um estudo na série Radar Tecnológico, desta vez com o tema "Tecnologia do Grafeno: Panorama das Patentes Brasileiras".

O objetivo do estudo é determinar o panorama tecnológico do grafeno no Brasil, mostrando as principais tecnologias brasileiras e suas fontes, as fontes dos maiores depositantes e residentes, e a origem desses pedidos, por meio de um levantamento dos pedidos de patentes depositados no INPI desde 2004. Estatuto Jurídico. A pesquisa também analisou os desafios e barreiras à difusão do grafeno.

O estudo concluiu que há uma tendência crescente no número de depósitos de patentes relacionados ao grafeno, com a maioria desses depósitos sendo depositados por pessoas jurídicas principalmente dos EUA e países europeus, se não residentes, ou de estados do sudeste, depositando nacionalmente entre as pessoas.

Desta forma, os residentes no Brasil que mais depositam pedidos de patentes com grafeno no INPI são as instituições voltadas ao ensino e à pesquisa. Além disso, a maior parte destes pedidos se refere às aplicações do grafeno, principalmente aos aparelhos ou dispositivos eletroeletrônicos.


Confira o estudo sobre tecnologias com grafeno no link abaixo:

https://www.gov.br/inpi/pt-br/uso-estrategico-da-pi/estudos-e-informacao-tecnologica/TecnologiascomGRAFENO_RadarTecnolgico_DIESP_abr2022.pdf





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno