Zextec Nano e UCSGRAPHENE são destaque no Bate Papo do MCTI

O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, recebeu Diego Piazza e Hugo Souza, que apresentaram diversos produtos feitos com o material no primeiro programa do ano do Bate Papo Ciência & Tecnologia no Dia a Dia do MCTI.

No comando do programa, o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, recebeu o coordenador da UCS GRAPHENE e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul, Diego Piazza, o diretor da ZEXTEC, Hugo Sousa, além do secretário de Empreendedorismo e Inovações do MCTI, Paulo Alvim. “Grafeno o futuro do Brasil passa por aqui”, foi o tema da live que durou quase duas horas e até o momento possui mais de 2 mil visualizações.

“O presidente Jair Bolsonaro sempre nos cobra que a gente trabalhe para transformar todo o conhecimento dos pesquisadores brasileiros em nota fiscal, em empregos e renda para o país. E hoje aqui temos uma série de produtos feitos com grafeno que demonstram exatamente como isso é feito”, declarou o ministro do MCTI.

Marcos Pontes recordou também que Jair Bolsonaro já falava de grafeno e de nióbio há muitos anos, antes mesmo da campanha eleitoral de 2018. “Na época faziam até brincadeiras com o presidente dizendo para ele colocar nióbio de vice-presidente e riam dele. Hoje ninguém ri mais. Porque essas viraram realidade no país. Temos atualmente umas das melhores tecnologias de produção de grafeno do planeta. E eu tenho orgulho de trabalhar no MCTI que é responsável por fazer essas conexões e fazer essa engrenagem girar”.

 

O secretário da SEMPI, Paulo Alvim destacou também a importância de se agregar valor a um produto a partir de todo um conhecimento científico e tecnológico. “Isso gera postos de trabalho, renda para o país e leva o nome do Brasil para fora”, afirmou.

Hugo Sousa, diretor da ZEXTEC, explicou a importância da parceria do setor privado com o governo. “Ao longo da minha trajetória na empresa há 12 anos percebo a vontade das empresas brasileiras de inovar. Mas não adianta apenas a vontade de nós empresários se do outro lado o governo não ajuda e muitas vezes ainda atrapalha. Não é o que eu vejo no Brasil, principalmente nos últimos 3 anos. Por isso gostaria de deixar um agradecimento especial a toda equipe do MCTI que têm nos dado todo o apoio que precisamos”.


Confira o Bate Papo na íntegra acessando o link:

https://youtu.be/ZrbvUuCCKjk








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno