MCTI lança projeto de implantação do Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos

 A cerimônia que marca o início do projeto de implantação do Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos – GraNioTer/MCTI, ocorreu no último dia 26, no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN/Comissão Nacional de Energia Nuclear- CNEN, em Belo Horizonte/MG. Seu objetivo, é implementar laboratórios voltados ao desenvolvimento de competências tecnológicas em materiais avançados de minerais estratégicos, visando a geração de aplicações comerciais para empresas brasileiras de base tecnológica, aberto a comunidade PD&I nacional e em sinergia com iniciativas e investimentos convergentes.

O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, participou de forma remota do evento e falou da importância do projeto para o Brasil. “O desenvolvimento de novos produtos baseado no conhecimento que a gente tem vai tirar o Brasil de um patamar de exportador de commodities e importador de produtos com valor agregado para ser um pais que vai exportar produtos com valor agregado alto”, disse Marcos Pontes.

Um dos principais focos do projeto é estabelecer conexões entre potenciais parceiros, com compartilhamento das infraestruturas. “Já há uma percepção do setor empresarial dessas oportunidades, nós ficaremos muito felizes se isso acontecer, da geração dos postos de trabalho de renda em Minas Gerais, quem ganha não é só Minas Gerais é o pais”, afirmou o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, presente à cerimônia.

Participaram também da solenidade o presidente em exercício do CDTN/CNEN, Márcio Tadeu Pereira, o pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mario Fernando Montenegro Campos,  o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP/MCTI, Marcelo Silva Bortolini de Castro e o subsecretário Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, Felipe José Fonseca Attiê.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno