UCSGRAPHENE e Zextec lançam em 2022 tecnologia com grafeno para limpeza e filtragem de água

Desenvolvidos a partir de pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul, pelo menos três produtos voltados à separação de óleos e solventes devem ser disponibilizados simultaneamente ao mercado.

A UCSGRAPHENE, unidade de negócios da Universidade de Caxias do Sul, e a empresa Zextec preparam-se para lançar no mercado, em 2022, três produtos que prometem revolucionar a filtragem e limpeza de água misturada com óleos ou solventes. Os materiais foram desenvolvidos a partir de um projeto de pesquisa sobre espumas hidrofóbicas desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharias de Processos e Tecnologias da UCS.

A ideia é que estejam no mercado, já no próximo ano, os seguintes itens:
- Filtro industrial para múltiplas aplicações
- Equipamento de combate a desastres ambientais, para limpeza de derramamentos de óleo
- Skimmer (equipamento para limpeza de piscinas) capaz de filtrar óleos e protetores solares. 

De acordo com o diretor da Zextec, Hugo Sousa, a tecnologia adsorvente (o contrário de absorvente) super hidrofóbica com grafeno (e/ou derivados), patenteada pela UCS, já vem sendo produzida em escala industrial e tem atraído o interesse de investidores.

“Este projeto conjunto entre a Universidade e a iniciativa privada mostra que a ciência brasileira de alta qualidade pode ser transformada em nota fiscal”, comemora Sousa. “Com toda sua base de pesquisa e contando com a maior planta de produção de grafeno da América Latina, a UCS vê agora seus primeiros produtos próprios com grafeno saindo do papel, tornando o projeto grafeno uma realidade no Brasil”, complementa.

Criação de valor - O coordenador da UCSGRAPHENE, prof. Dr. Diego Piazza, destaca que a inserção de produtos com grafeno no mercado demonstra a importância da conexão entre a UCS e a iniciativa privada, tendo como ganhos diretos o desenvolvimento econômico e a valorização da pesquisa desenvolvida pela Universidade. 

“A UCSGRAPHENE tem atuado de forma a transformar, acelerar e escalar a pesquisa em produtos e aplicações comerciais. A cocriação de valor, a conexão ao ecossistema de inovação, a soma das expertises e a integração dos players envolvidos são alguns dos benefícios que entregamos à sociedade, materializados na forma de soluções e produtos que evidenciam viabilidade técnica e econômica do uso do grafeno e/ou  derivados nas mais diversas áreas de aplicação”, avalia.


Da pesquisa ao mercado

O projeto de espumas hidrofóbicas foi desenvolvido por alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharias de Processos e Tecnologias, com apoio do CNPq (PGEPROTEC), sendo o desenvolvimento do produto realizado pela mestranda Bruna Rossi Fenner, com orientação do professor Dr. Ademir José Zattera. O estudo constatou que a adição de grafeno e/ou derivados aumentou a seletividade e a sorção (absorção e adsorção ocorrendo simultaneamente) de óleos em soluções aquosas e permitiu o reuso da espuma por mais de 100 vezes. 

“As espumas podem ser utilizadas  em várias situações de água contaminada com resíduos a base de óleos e produtos orgânicos, tais como derramamento de petróleo no mar, contaminação de águas por combustíveis e até tratamento de piscinas para remoção de resíduos de loções ou protetores solares”, certifica Zattera. O pesquisador acrescenta que a tecnologia pode ser adaptada para a sorção de produtos específicos, gerando novas oportunidades de negócio e diminuindo o impacto ambiental de atividades industriais que geram resíduos orgânicos líquidos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos