Airbus começa a montagem do primeiro protótipo de asa ecológica para aviões comerciais

  “Wing of Tomorrow”, um importante programa de pesquisa e tecnologia da Airbus, atingiu um marco importante com a montagem de seu primeiro protótipo de asa em tamanho real. O programa não apenas testará os mais recentes materiais compostos e novas tecnologias em aerodinâmica e arquitetura de asas, mas, explorará como a fabricação e a industrialização de asas podem ser aprimoradas para atender à demanda futura conforme o setor emerge da pandemia.


Três asas de protótipo em tamanho real serão fabricadas no total: uma será usada para entender a integração de sistemas; uma segunda será testada estruturalmente para comparar com a modelagem de computador, enquanto uma terceiro será montada para testar a produção em escala e comparar com a modelagem industrial.


Sabine Klauke, Diretor Técnico da Airbus, disse: “o projeto é uma parte crucial do portfólio de R&T da Airbus, e nos ajudará a avaliar a viabilidade industrial da produção futura de asas. A tecnologia de asa de alto desempenho é uma das várias soluções – juntamente com combustíveis de aviação sustentáveis ​​e o uso de hidrogênio – que podemos implementar para contribuir com a ambição de descarbonização da aviação. O “Wing of Tomorrow” também é um exemplo de como a colaboração da indústria em grande escala será crítica para alcançar a agenda do nosso setor para um futuro mais sustentável”.


O projeto, parcialmente financiado pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial do Reino Unido, é um programa transnacional da Airbus envolvendo parceiros globais e equipes em todas as instalações europeias da fabricante, incluindo Bremen, na Alemanha, onde a equipe “Wing Moveables” está baseada. Os três demonstradores de asas reunirão mais de 100 novas tecnologias para explorar novas técnicas de fabricação e montagem com o objetivo de tornar a aviação mais sustentável.


A submontagem da cobertura da asa ocorreu na fábrica da Airbus em Filton, Inglaterra, tendo sido fabricada no National Composite Centre em Bristol. A cobertura da asa e um componente importante da GKN Aerospace – o Fixed Trailing Edge – foram entregues ao Advanced Manufacturing Research Centre, no País de Gales, para o início da montagem.




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