Projeto quer criar o Vale do Grafeno e Nióbio em Caxias do Sul

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), pode se transformar em uma espécie de Vale do Silício brasileiro. 


Um projeto do deputado federal Giovani Cherini (PL), apresentado nesta semana, denomina a Unidade de Inovação e Tecnológica da UCS como Vale do Grafeno e Nióbio. A proposta foi construída a partir de conversas com a universidade e promete ajudar a planta de grafeno da UCS a se desenvolver ainda mais.

Por isso, a presença do presidente Bolsonaro na UCSGraphene e na 1ª Feira Brasileira de Grafeno pode impulsionar o projeto que, por sua vez, pode garantir incentivos para a fábrica da UCS. Para Cherini, se o Vale do Grafeno e Nióbio for instalado, haverá um "boom" na Serra. A proposta foi protocolada na quinta-feira (8), véspera da visita de Bolsonaro à Serra. 

Na última sexta, houve assinatura de um convênio entre a Universidade de Caxias do Sul e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em apoio ao projeto "Desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos contendo grafeno para aplicação em tratamento cutâneo e medicina regenerativa", além do termo de adesão da UCSGraphene à rede MCTI-EMBRAPII de inovação em grafeno. A rede tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de pesquisa aplicada com grafeno. A rede reúne 16 unidades EMBRAPII, que estão prontas para atender demandas do setor empresarial, contribuindo para o aumento da competitividade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno