Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações institui o programa InovaGrafeno

 O MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações instituiu o Programa de Inovação em Grafeno, o  InovaGrafeno-MCTI,  por meio da Portaria n° 4.964, publicada na segunda-feira (12), no Diário Oficial da União. O documento foi assinado no dia 09/07, em evento realizado na maior fábrica de grafeno da América Latina localizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro e o ministro astronauta Marcos Pontes.

O InovaGrafeno-MCTI é um dos programas estratégicos e estruturantes da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN) e funcionará como vetor nacional para o desenvolvimento do grafeno e da próxima geração dos materiais 2D à base de carbono.


De acordo com a portaria, o objetivo do programa é criar, integrar e fortalecer as ações governamentais na temática do grafeno e dos materiais 2D à base de carbono, promovendo a inovação na indústria brasileira a fim de assegurar a autonomia tecnológica em setores de alta tecnologia.

A portaria do MCTI traz os temas prioritários do programa, as instituições que atuarão em parceria e os principais instrumentos e fontes de financiamento do InovaGrafeno-MCTI. A governança do programa estará a cargo da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) do MCTI.

Sendo o material mais fino que existe, 200 vezes mais resistente que o aço, com maior condutividade térmica e grande condutor de eletricidade, o grafeno desponta como a melhor alternativa para a solução de problemas tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno