Ambiente de trabalho mais colaborativo e indústria 4.0: para onde estamos indo?

 As novas tecnologias estão mudando o mercado de trabalho e gerando um valor enorme para a economia e para a sociedade – além de abrir enormes oportunidades para empreendedores e gestores de criarem produtos e serviços capazes de trazer ganhos enormes.


Inovação gera valor enorme para a economia em um processo de destruição criativa.


As práticas e tecnologias que estão mudando o mundo do trabalho, todas elas têm a ver com colaboração em real time. Ou seja, ao mesmo tempo que acontece a ação, as pessoas estão interagindo no mesmo documento, na mesma ferramenta de desenvolvimento de projeto, de análise de texto, desenho, mecatrônica, biológicas.


Isso está revolucionando o mundo do trabalho, porque você pode fazer remotamente de onde você estiver, de onde você é puder acessar a internet e com as pessoas que você mobilizar em qualquer parte do mundo. E isso é uma novidade, que agora, principalmente com a pandemia, que está fazendo empresas ganharem produtividade e qualificar o trabalho.


A indústria 4.0, que é uma indústria mais digital, com uma plataforma mais eletrônica, ainda está muito atrasada por aqui, principalmente da indústria de transformação. Mundialmente, já existem diversas montadoras de automóveis e aviões que já contam com um processo 4.0 mais avançado, mas seus fornecedores, não.


E isso ao longo do tempo se torna uma ameaça, tendo em vista abre o mercado para quem já é mais digital no mercado externo, mas ao mesmo tempo é uma oportunidade mostrando que as empresas precisam acelerar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno