Nanoscópio criado por brasileiros é capa da "Nature"

 O trabalho de pesquisadores brasileiros ganhou destaque na última edição da renomada revista científica Nature, uma das mais importantes do mundo. Eles criaram um microscópio que trabalha na escala nanométrica, o equivalente a um metro dividido por um bilhão.

O aparelho pode ajudar a comunidade científica a descobrir os potenciais usos do grafeno, um material com potencial para revolucionar a indústria nos próximos anos.

O trabalho foi apresentado como uma importante ferramenta para a comunidade científica descobrir potenciais usos do grafeno, um material extremamente leve, resistente e supercondutor que pode nos levar a uma nova era tecnológica. Há anos os pesquisadores buscam encontrar algo com essas características, que atue em temperatura e pressão ambientes. Supercondutores permitem a passagem de uma corrente elétrica sem qualquer atrito, ou seja, sem perda de energia na forma de calor e levam a avanços técnicos como computadores quânticos mais acessíveis ou trens que levitam sobre os trilhos sem nenhum atrito, por exemplo.

Em 2018, descobriu-se que, além de ótimo condutor de eletricidade, ele virava um supercondutor quando duas camadas do material são empilhadas e giradas num ângulo de cerca um grau entre elas. O porquê dessa mudança drástica de comportamento quando girado ou torcido ainda não foi totalmente esclarecido. "A técnica revelou a localização de alguns modos vibracionais e permitiu à equipe estudar como estes influenciam as propriedades eletrônicas", destaca a publicação.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno