Grafeno pode fornecer memória super-rápida para computadores

Mais uma propriedade surpreendente do grafeno foi descoberta e a mesma possibilita aplicações que podem impactar o futuro da computação. Trata-se de uma nova física e novas propriedades eletrônicas, envolvendo múltiplas camadas das estruturas compostas por átomos de carbono que formam o grafeno, de modo que novos meios de processamento de informações possam ser explorados.

A nova física é uma ferroeletricidade nada convencional. Os materiais ferroelétricos são usados ​​em vários sistemas eletrônicos, desde ultrassons clínicos a cartões de identificação por radiofrequência, mas há uma característica que impõe certos limites: todos eles são isolantes. No entanto, o novo material ferroelétrico da equipe liderada pelo MIT criado com grafeno funciona através de uma física completamente diferente, que o torna condutor de eletricidade.

Esse diferencial permitirá uma grande quantidade de novas aplicações para componentes ferroelétricos. Além disso, trata-se de um “sistema simples e ultrafino”. Neste novo artigo, a equipe publicou os resultados de uma dessas diferentes configurações, descobertas durante suas pesquisas. Eles utilizaram um material baseado em duas camadas de grafeno prensadas entre camadas atomicamente finas de nitreto de boro (BN). As camadas de BN estão em um ângulo ligeiramente diferente entre si, da outra. Olhando de cima, o resultado é um padrão conhecido como padrão moiré, o qual pode mudar dramaticamente as propriedades de um material.

No caso deste estudo, as mudanças das propriedades do material resultou em uma nova forma de ferroeletricidade, com uma nova física no movimento dos elétrons, completamente diferente do que ocorre nos elétrons dos ferroelétricos convencionais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos