Como se preparar para a Indústria 4.0?

 Fazer a indústria 4.0 funcionar requer mudanças nas práticas e estruturas organizacionais, como novas arquiteturas de TI e gestão de dados, novas abordagens de compliance e uma cultura orientada para o digital, enxergando a análise de dados como um recurso-chave da empresa. A maior dificuldade apontada em um estudo da PwC sobre a indústria 4.0 é a falta de pessoas com os conhecimentos necessários para fazer análises. Os processos da indústria 4.0 fornecem montanhas de dados, mas tudo será em vão se o gestor não conseguir entender esses dados ou se não os usar para aumentar a eficiência e desenvolver os produtos e serviços que seus clientes desejam.

O primeiro passo é fazer um mapeamento das atividades, verificando quais delas podem ser automatizadas, quais necessitam ser modernizadas e o que tem impactado na eficiência dos processos. Pode-se começar capacitando os funcionários, melhorando a gestão de dados e automatizando as tarefas operacionais. 

No Brasil há empresas em diferentes graus de maturidade tecnológica, mas a maioria tem uma lição de casa a fazer antes, que é investir na manufatura enxuta, layout, fluxo de funcionários e gestão de recursos para eliminar desperdícios de energia. São pequenas melhorias que já podem elevar a produtividade em 20% ou mais, e deixam a empresa preparada para iniciar um processo de digitalização. Depois, pode-se começar com a instalação de sensores, coletores de dados, uma pequena nuvem. O que não dá é para pular etapas.

A quarta revolução industrial é inevitável, irreversível e vai afetar todos os setores da economia, cadeias produtivas e modelos de negócio, cedo ou tarde. Por isso, o planejamento é tão importante, pois aqueles que se prepararem com antecedência e saírem na frente terão uma vantagem enorme em relação aos que esperarem a mudança chegar. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UCSGRAPHENE dá início a testes com parceiro de negócios que podem resultar em ampliação da planta fabril

GAC Motor revela SUV elétrico que recarrega bateria em 8 minutos

Finep já aprovou R$ 771 milhões para projetos com grafeno